No dia 23 de novembro de 2024 estivemos em São Paulo para a abertura da exposição do 9° PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO no @museuacasa
Com muita alegria e honra estamos entre os premiados pela categoria "autoral".
Agradecemos a toda a equipe do Museu A CASA, da loja, aos jurados, à mediadora impecável. Obrigada pelo cuidado com todo o processo e parabéns por tudo isso que vocês vem construindo.
Especialmente para este momento célebre, fizemos uma tiragem limitada e especial da Coleção Casa do Ceo que está a venda exclusivamente na loja do Museu A Casa, em São Paulo, na Av. Pedroso de Morais, 1216/1234 - Pinheiros. TEMPORADA:
24/11/2024 - 28/02/2025
Quinta a Domingo | 10h às 18h | Entrada gratuita.
✍️ SOBRE A COLEÇÃO
Como reviver, reerguer, resgatar e imortalizar a história e materialidade de uma casa que não existe mais?
O que há para se fazer quando não mais houver paredes?
A coleção “Casa do Ceo” tem como inspiração a casa onde viveu Lia, mãe de @dane.luz e avó da @luisaluz.
Aos 6 anos, após a morte da mãe, ela e alguns dos irmãos foram morar com a tia avó, Joaquina. Essa casa viu Lia crescer, estudar, trabalhar com seu pai, encontrar o casamento e ter suas cinco filhas.
Essa casa é um pedaço da história de Lia e sua família.
Essa casa nos habita, nos vê, nos guia e vive em nós.
A coleção é composta por um conjunto de peças arte-utilitárias para vestir a casa. São roupas de mesa, almofadas e arte têxtil para parede, com inspiração nos enxovais antigos feitos com bordado manual que recebem ares contemporâneos com o uso da serigrafia e bordado mecânico.
As estampas-riscos de bordado foram feitas a partir de elementos decorativos da fachada de uma casa centenária que foi demolida em meados dos anos 2000.
Sua planta baixa e desenhos de fachadas foram recompostos por @thaluz a partir de registros de memória, histórias contadas, imagens fotográficas e conhecimento técnico, ao que chamamos de "arqueologia afetiva".
Nosso objetivo foi homenagear e promover a preservação patrimonial - e afetiva, como também exercitar experimentações, propondo um pensamento sensível sobre a maneira como as pessoas se relacionam com os ambientes que habitam e ainda provamos a mistura de técnicas.
Tem mais textos e fotos em outro post neste blog. Leia mais clicando aqui.
📷 Felipe Pezarollo e @leda.abuhab
Comments