DE CASA DE MORADA A ESPAÇO DE ARTE, ARQUITETURA E DESIGN: NOTAS HISTÓRICAS SOBRE UM INVENTIVO BEM CULTURAL BELO-HORIZONTINO
O PANO TERRITÓRIO nasceu em 2021, quando fomos convidadas para participar do projeto Pampulha Território Museus, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, que teve por finalidade promover e ampliar as Políticas de Patrimônio e Memória e de Fomento à Cultura e às Artes Visuais da capital mineira.
A iniciativa destacou a arte, o urbanismo, o design e a arquitetura, integrando três equipamentos culturais do Conjunto Moderno da Pampulha, de grande relevância para Belo Horizonte: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek.
Um trabalho que nos permitiu mergulhar em um tema profundamente prazeroso, um gosto antigo por aqui.
O PANO TERRITÓRIO tem a intenção de homenagear a beleza das formas da arquitetura e dizer das histórias invisíveis que constroem os grandes monumentos.
Pouco depois, @claudiadodd70 nos apresenta uma charmosa casa escondida por um muro na Avenida Bias Fortes e em e um novo mergulho profundo nasceu a segunda edição do PANO TERRITÓRIO dedicado à CASA FALCI MOURÃO. Naquela ocasião a casa já deixava de ser residência para tomar novos rumos em sua história, ainda não definidos.
Não poderia nos deixar mais felizes que as pessoas que ocupariam esse imóvel fossem tão gentis com a cidade que sua primeira providência fora a troca do muro por uma grade, permitindo com que a cidade pudesse apreciar as belas curvas de sua fachada. Alegria para toda Belo Horizonte que tem a sorte de ter @oateliedeceramica e @mobio.arq com sua sensibilidade e respeito ocupando um imóvel tão precioso.
Este nosso trabalho então não poderia ficar em outro lugar senão em sua casa de origem e homenagem.
E o presente virou uma instalação que pode ser visitada por todos que passagem por ali.
📍Avenida Bias Fortes, 225
seg a sexta 10h às 19h | sábado 9h às 13h
📷 As belas fotos são @studiotertulia
Comments